Crochê não é mais (só) coisa de vó!

Educação Saúde

O crochê é uma atividade manual em que, com uma agulha com ponta em formato de gancho e linhas, você pode tecer e produzir peças de vestuário e acessórios, por exemplo. O crochê tem retornado à moda na perspectiva do “faça você mesmo” (do it yourself – DIY), com características mais modernas e com a adesão dos jovens: como oportunidade de construção de novas habilidades e novos conhecimentos; como resgate da tradição familiar nas trocas com mães e avós que já fazem/faziam crochê; e como estratégia de sair um pouco das telas, dedicando-se à prática do lazer com o objetivo de relaxar e se divertir.

No Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, atentos a essas novas formas de buscar espaços de olhar para si mesmo(a) e resgatar tradições presentes na comunidade, desenvolvo, junto aos estudantes, a Ação Complementar ao Ensino (ACE) intitulada: “Oficina de Manualidades: entre linhas e nós”, que tem por objetivo trabalhar, a partir da técnica do crochê, estratégias positivas para lidar com situações do cotidiano acadêmico e de bem-estar.

Os encontros são quinzenais e ocorrem fora do horário das aulas, com dois grupos: (I) estudantes adolescentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos primeiros, segundos e terceiros anos; (II) jovens adultos das graduações. Assim, cada grupo de estudantes pode partilhar suas vivências no ambiente acadêmico, trocando conhecimentos e sentimentos sobre o ser estudante, além de aprender a técnica do crochê.

Em cada encontro, trabalhamos a técnica do crochê com a aprendizagem de um ponto básico, a construção de um projeto com a técnica aprendida no dia e conversamos sobre o processo de ser estudante no Ifes, seus impactos na rotina e estratégias para estar melhor neste ambiente.

De acordo com Sennett (2013), sociólogo e historiador, o artesanato pode se constituir como um momento privilegiado de construir um objeto e também de olhar para si mesmo, no processo em que se lida com as mãos e os pensamentos. Ao produzir uma peça, o artesão lida com frustrações, erros, acertos, processos criativos e inventivos. E essa tem sido a experiência nessa proposta de ACE: a oferta de um ambiente confortável para que possamos, juntos, refletir sobre nós mesmos(as) no espaço educacional.

Pesquisadores de uma universidade australiana (Burns & Van Der Meer, 2020) constataram, em seu estudo, que o crochê pode oferecer benefícios positivos para a saúde, tanto física quanto mental. Os participantes da pesquisa relataram que utilizavam o crochê para lidar com sentimentos de ansiedade e estresse: como forma de expressão da criatividade; como facilitador da conexão com outras pessoas — inclusive dentro da família, ligando diferentes gerações, como netas-avós e mães-filhas —; e também evidenciaram um sentimento de realização ao produzirem, de forma concreta, algo com suas próprias mãos.

Os estudantes que estão nos grupos atuais e os que já participaram da ACE, uma vez que a atividade ocorre desde 2022, destacam: a atividade como uma experiência positiva no ambiente escolar; a oferta de um ambiente agradável, confortável e acolhedor; a chance de construir aprendizados novos; a possibilidade de se aproximar de estudantes com realidades diferentes e trocar conhecimentos; de lidar com o estresse, concordando com os achados da pesquisa de Burns e Van Der Meer (2020); e de diminuir o tempo de uso das telas, de modo que, no momento em que está envolvido com o crochê, não utiliza o celular.

Assim, pode-se observar que as atividades manuais com fios, como o crochê, o tricô e o bordado — legado da cultura tradicional da cidade de Venda Nova do Imigrante e região — podem ser utilizadas em uma perspectiva atual como forma de conectar gerações, cultivar estratégias de cuidado e autocuidado e ainda construir o senso de realização e pertencimento cultural, além de possibilitar a expressão da criatividade e a construção de novas e diferentes habilidades, inclusive implementando reflexões sobre o processo de aprendizagem e bem-estar no ambiente educacional.

E você? Faz alguma atividade de relaxamento que ajuda a se perceber e a construir novas habilidades? Que tal seguir o fio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *